Notícias  |  Press Releases

mai12
MC&A DÁ A CONHECER VANTAGENS DO REGIME DE RESIDENTES NÃO HABITUAIS PORTUGUÊS A CIDADÃOS SUECOS
12 de maio de 2014 por: AFL

Teresa Pala e Peter Morawetz participam em seminário do Handelsbanken em Lisboa

MC&A dá a conhecer vantagens do Regime de Residentes Não Habituais português a cidadãos suecos

Teresa Pala Schwalbach, responsável pela área fiscal da MC&A, e Peter Morawetz, advogado sueco, consultor junto do Swedish Desk da MC&A, vão participar num seminário promovido pelo banco sueco Handelsbanken, para dar a conhecer as vantagens do Regime de Residentes Não Habituais português, um regime em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), a cidadãos suecos. No âmbito da sua participação no seminário, os advogados da MC&A darão especial enfoque às vantagens associadas à obtenção de residência fiscal em Portugal. O evento realiza-se no Hotel Tivoli, em Lisboa, na próxima sexta-feira, dia 9 de Maio e termina no dia 10, com uma visita guiada pela cidade.

O seminário terá início com a intervenção de Emine Lundkvist, sócia responsável pela área fiscal da Setterwalls, sociedade de advogados sueca, que falará sobre as especificidades associadas a uma mudança da residência fiscal para Portugal, partindo da perspectiva fiscal sueca, numa antecipação das intervenções de Teresa Pala e Peter Morawetz. A manhã encerra com um almoço buffet, entre as 12h00 e as 13h30, onde será proporcionado aos participantes um momento de networking, que privilegia a troca de contactos e de opiniões.

No período da tarde, o Handelsbanken fará uma apresentação sobre a sua oferta de private banking no Luxemburgo, seguindo-se a intervenção de Ingrid Larsson, agente imobiliária na costa algarvia, que irá esclarecer várias questões relacionadas com a aquisição de imóveis em Portugal. O dia de trabalhos culmina com um cocktail no terraço do Hotel Tivoli, que abrirá o apetite para o jantar num requintado restaurante da cidade.

Vítor Marques da Cruz, sócio fundador da MC&A, salienta que «iniciativas como esta, em que temos participado, têm contribuído largamente para esclarecer vários cidadãos estrangeiros interessados em mudar a sua morada fiscal, ao abrigo de um regime mais vantajoso, facto que constitui uma importante mais-valia para a captação de investimento estrangeiro para o nosso País». O advogado afirma também que «é visível um aumento considerável do número de clientes estrangeiros da MC&A, em particular dos países escandinavos que nos contactam para saber mais sobre as vantagens oferecidas pelo Regime de Residentes Não Habituais, e acabam mesmo por concretizar a mudança da sua morada fiscal para Portugal».

Recorde-se que no passado mês de Março, a MC&A abriu um novo escritório em Tavira para prestar apoio a clientes estrangeiros, interessados em usufruir das vantagens associadas à obtenção de residência fiscal em Portugal, ao abrigo do Regime de Residentes Não Habituais. O novo escritório conta com o apoio directo de Peter Morawetz e de Teresa Pala Schwalbach e surge na sequência de um seminário realizado pela sociedade, no passado mês de Outubro, em Estocolmo, em parceria com o banco sueco Handelsbanken. A escolha de Tavira para a abertura do novo escritório está relacionada com a maior apetência por aquela zona, para a maioria dos suecos que se instalam em Portugal.

Sobre Peter Morawetz e Teresa Pala Schwalbach

Peter Morawetz tem mais de 30 anos de experiência em direito comercial e societário, como sócio de um dos principais escritórios de advocacia sueco, o Advokatfirman Vinge, em Estocolmo. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Estocolmo, em 1972. Tem uma vasta experiência em M&A, envolvendo transacções internacionais e foi assessor de um grande número de empresas escandinavas em fusões, com aquisições e transacções fora da Suécia e um grande número de empresas não suecas, em operações similares na Suécia.

Teresa Pala Schwalbach, actualmente responsável pela área fiscal da MC&A, é ex-consultora fiscal da Deloitte. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Fiscalidade e Gestão, tem um Master in Business Administration pela Universidade Católica Portuguesa e pela ESADE Business School de Barcelona.